domingo, 19 de novembro de 2017

O que é Whey Protein - E os tipos de Whey.



Whey Protein, é um suplemento alimentar de rápida absorção, composto de proteína extraída do soro do leite durante o processo de transformação do leite em queijo. Indicado a pessoas que praticam atividades físicas diariamente e exigem do corpo, muita força e desgaste, também é considerado a melhor fonte de proteínas.


 É um suplemento proteico composto basicamente pela proteína extraída do soro do leite misturado com aminoácidos como a leucina, isoleucina, glutamina e arginina. Todas essas substâncias juntas resultam no fortalecimento dos músculos e ganho de massa muscular.


Para que serve?

O Whey é um suplemento queridinho por pessoas que dão valor a manutenção de boa aparência ou então os fisiculturistas por apresentar uma via de mão rápida para definir o corpo.  A substância também desempenha as seguintes funções:

Manutenção dos níveis de aminoácidos: o Whey Protein é uma fonte de aminoácidos essenciais (como os BCAAs, por exemplo).Essa função é muito eficaz para os praticantes de atividades físicas, já que há uma grande oferta de proteínas para quem o consome, evitando a perda da massa magra (o chamado catabolismo) e promover a hipertrofia.
 Vantagem para os idosos: com o passar dos anos, as pessoas idosas ganham resistência quanto ao ganho de massa muscular magra, além do processo de envelhecimento proporcionar uma redução na capacidade de síntese de proteínas,

 Ferramenta de tratamento para doenças degenerativas: pesquisas afirmam que o Whey Protein pode contribuir para o ganho de peso e aumento na contagem de linfócitos – especialmente tratando-se do tratamento da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).

Diminui o colesterol ruim ( LDL): Ajuda a prevenir doenças cardíacas por conta da diminuição de gordura pesada nos sangues que contribuem para o entupimento de veias e aumento da vulnerabilidade à derrames.
Controla os níveis de glicose: O Whey Protein isolado ajuda na manutenção estável dos níveis de glicose no sangue, o que reduz o risco de desenvolvimento da diabetes.
O Whey Protein é uma proteína que é absorvida rapidamente pelo organismo, além de possuir uma baixa concentração de gorduras.
O Whey Protein pode ser encontrado em três tipos diferentes, chamados de concentrado, isolado e hidrolisado – cada um possui suas características específicas e indicações sobre quem pode tomar ou não.
Whey Protein Concentrado: Este tipo de suplemento é aquele que, entre os três, mais possui quantidade de gordura e lactose, e, dependendo do tipo de produto, ele pode fornecer cerca de 29% a 89% de proteínas.
Além de conter os aminoácidos essenciais e ácidos graxos, o Whey Protein Concentrado possui aminoácidos precursores de creatina e glutamina.
Recomenda-se o uso como aditivo alimentar, sem necessidade de ter de fazer restrições alimentares, mas se aliado com uma alimentação saudável e um treinamento adequado, um corpo definido será o resultado. Intolerantes à lactose devem evitar este tipo.

Whey Protein Isolado

O Whey Protein isolado é aquele tipo de suplemento que mais apresenta concentração de proteína – sua composição alcança entre 90% a 95%, sendo isento de gordura, menos de 1% de lactose. Para a produção de um quilo deste tipo de suplemento é preciso isolar o soro de dois mil litros de leite.
O tipo isolado de Whey Protein tem a extração da gordura e do carboidrato do soro do leite, sendo que seu uso é muito recomendado para combater as infecções e inflamações, isto é, o suplemento tem uma boa relação com o sistema imunológico.

Whey Protein Hidrolisado

É o tipo de Whey com maior velocidade de absorção e o mais proteico que existe no mercado. É caracterizado também pela baixa quantidade de gorduras e é isento de lactose.
A Proteína Hidrolisada é produzida através da hidrólise enzimática, que quebra a proteína em partículas menores quando estas estão na presença de água.
A obtenção dos melhores resultados com o uso de suplemento tem relação direta com a utilização correta da suplementação.
O suplemento em forma de pó é a forma mais recomendada é a ingestão do suplemento após diluí-lo em água (não se aconselha a ingestão desse suplemento com leite, pois o leite é composto por caseína, que acaba provocando uma digestão lenta – o que é totalmente o contrário da função do produto).
O Whey pode ser consumido juntamente com leite, vitaminas, água, no bolo e misturado nas principais refeições.
Como eu devo tomar?!
Whey Protein Concentrado: esta opção é indicada para consumo em qualquer hora do dia.
A melhor recomendação, por outro lado, é no pós-treino, antes das refeições – para ser um complemento das proteínas na em sua nutrição diária – e ao acordar. É um excelente aliado para o aumento de massa magra, assim como manter a massa muscular e evitar a perda da massa magra.
Whey Protein Isolado: é o suplemento que pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. Contém todas as vitaminas e minerais que estão presentes no leite, como é o caso da vitamina C.
Uma observação interessante para este caso é que toda pessoa saiba corretamente a quantidade ideal de proteínas que precisam ser ingeridas diariamente, para que o uso de Whey Protein se equilibre com a alimentação.
Whey Protein Hidrolisado: boa opção para o pré-treino e também ao pós-treino, pois facilita a absorção de proteínas.
Entretanto, é possível que seu personal trainer indique o uso no pós-treino somente (máximo até uma hora depois da atividade física), para que se evite o catabolismo (perda de massa magra).
Efeitos colaterais podem surgir quando o uso for em excesso: destacam-se o ganho de peso, sobrecarga renal e hepática, acne, envelhecimento precoce e inchaço.

Por isso recomendo, procure um nutricionista antes de fazer consumo de suplementos.
A saúde vem sempre em primeiro lugar! 

Suuper beijo,

E até a próxima. 


Um comentário:

  1. Que legal, gostei muito de tudo que li aqui, eu estou pesquisando a respeito pra escolher um whey protein isolado para tomar.
    Nunca tomei e não sei muito a respeito, mas aprendi muito lendo esta página bem aqui.
    Vocês tem um preferido pra indicar para alguém que está começando?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para mim!
Beijos, May.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...