quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Manteiga Geeh ou Manteiga da Terra (de garrafa) - Entenda a diferença.



A manteiga de garrafa é uma receita do Nordeste do Brasil. Muitas pessoas acreditam ser exatamente igual à manteiga clarificada Ghee. 


A de garrafa é uma versão clarificada da manteiga, mas o modo de preparo é diferente da Ghee. 

  1. No preparo da manteiga Ghee, ocorre a fervura da nata ou creme de leite ou da manteiga pronta até que ocorra a evaporação completa de toda a água, separação do açúcar (lactose), proteínas e da gordura. Na fervura, ocorre a caramelização desse açúcar, que deixa um sabor característico na gordura com aroma de castanhas. E no fim é coado, ficando no recipiente 100% de gordura. 
      (Receita para fazer sua manteiga Geeh)

Já a manteiga de garrafa, é feita por cozimento, então evapora-se toda a água, e no processo final não é coado. Na garrafa fica a manteiga clarificada juntamente com as partículas sólidas (açúcar e proteínas), conferindo à manteiga um sabor particular, levemente rançoso e possui em torno de 88% de gordura. A manteiga de garrafa, portanto, não pode ser consumida por pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).


Já a Ghee, 100% pura, pode ser consumida por pessoas com APLV. Essa gordura contida em ambas as opções é saturada, essencialmente composta por ácidos graxos de cadeia curta, que são facilmente digeríveis pelo organismo humano.

 Possui alta taxa de absorção que preserva em sua composição o ácido butírico, substância muito "apreciada" pelos enterócidos do intestino, estas células presentes nas paredes do intestino são muito importantes pois participam dos mecanismos de defesas imunológicas do corpo humano e da regulação hormonal.

 Concluindo, é uma gordura saudável, bem diferente da gordura saturada da carne bovina que possui ácidos graxos de cadeia longa (também essenciais ao corpo, porém difíceis de serem digeridas e metabolizadas pelo organismo humano) e, em excesso podem provocar malefícios.


          Então essa é minha dica.

                  Beijo

                                      E até a próxima.


Obs: Todas as imagens foram retiradas do Google.
Caso alguma delas sejam sua, por favor entrar em contato, para que eu possa dar os devidos créditos.

Um comentário:

  1. Nossa, não fazia ideia disso! Aliás, nem conhecia a Ghee kkkkkkkkkkkkk.
    Adorei o post!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para mim!
Beijos, May.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...