segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Alimentos que ajudam a acabar com as cólicas menstruais.




Toda mulher que sofre mensalmente com dores de cólicas menstruais, sonham em aliviar ou acabar com essas dores.


Pois bem para quem sempre está atenta à alimentação saudável, é que há uma grande influência daquilo que comemos durante o ciclo menstrual, tendo uma necessidade maior da ingestão de alguns nutrientes específicos, principalmente vitaminas e minerais, que podem aliviar os sintomas do período



"Estudos mostram que há alterações no corpo feminino que possuem uma estreita relação entre o ciclo menstrual e a alimentação. O período que antecede a menstruação, por exemplo, é relatado em diversos estudos como um período onde a mulher mais sente fome, e essa influência não fica apenas no apetite, os tipos de alimentos escolhidos e até níveis de compulsão também podem ser desencadeados em relação a alterações hormonais", analisa a profissional reiterando:


Alguns alimentos se tornam chave para o alívio desses sintomas. E o doce, principalmente o chocolate, acaba sendo o alimento preferido nessa situação. Só que ele não é o que seria mais adequado de se consumir, podendo até provocar piora de sintomas.", ressalta a especialista, apresentando alguns alimentos indispensáveis para o período menstrual. 


Alimentos importantes para alíviar a cólica menstrual

Banana e aveia: São ricos em vitamina B6, que é uma vitamina com atuação importante nos neurotransmissores, aliviando as dores. Banana ainda é rica em potássio que alivia dores musculares.
Nozes, castanhas e milho: Ricos em vitamina E, que favorece a diminuição do sangramento e também traz alívio às dores.
Queijo branco, leite desnatado e vegetais verdes escuros (couve, espinafre e brócolis):Ricos em cálcio, um mineral importantíssimo no alívio das cólicas menstruais. Ele costuma estar diminuído no período menstrual e possui ligação direta na contração e relaxamento muscular, contribuindo para diminuir a tensão na região do útero nesse período. Além disso o cálcio também auxilia na redução do inchaço.
Semente de abóbora, girassol e amêndoas:Também são fontes de vitamina E e fontes de magnésio, que é outro mineral importante na diminuição da dor. Também são fontes de ácidos graxos que auxiliam na diminuição da inflamação, contribuindo para alívio dos sintomas.
Gengibre: O gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação.
Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma xícara nos dias da menstruação. O chá de gengibre pode ser tomado também durante todo o mês.(outro chá excelente é o de gengibre, canela e anis)
Como tomar o chá?
O chá pode trazer muitos benefícios à nossa saúde, porém é bom sempre ter cautela na hora da quantidade. Para fazer os efeitos benéficos e não ter efeitos desagradáveis, o ideal é que se tome no máximo 2 xícaras ao dia. Então você pode escolher uns 2 tipos de chá da sua preferência e tomar sem medo. Você também pode fazer apenas um tipo de chá, misturando os tipos de ervas.
Uva, acerola, laranja: Frutas cítricas em geral possuem excelentes doses de vitamina C. A uva é uma boa fonte de flavonoides. A vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que auxiliam na redução de processos inflamatórios.


O que se devem evitar comer no período menstrual?

Café, chá preto, chá mate: Possuem cafeína que uma substância estimulante que pode piorar o quadro da dor.
Salsichas, presunto, blanquet e enlatados: "O excesso de sódio que esses alimentos possuem levam o organismo a reter líquido e aumentar o inchaço. Isso causará um desconforto maior.", ressalta a Dra. Luciana.
Doces industrializados, bolos, pães doces e carne vermelha: Pelo aumento na ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas que levam a um desequilíbrio hormonal aumentando as contrações no útero e processos inflamatórios e, consecutivamente, a dor.
Farinha branca e açúcar: Alimentos refinados são pobres em vitaminas do complexo B e magnésio, importantes para o alívio dos sintomas nesse período. Além de não contribuírem para a boa saúde de uma forma geral.

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