sábado, 6 de agosto de 2016

Colágeno e Seus Benefícios Para Nossa Saúde?




O colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.



O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar dinheiro em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.


Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais), passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.
Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.
Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.
Viram quanto impacto o colágeno pode ter na saúde e beleza das pessoas?
Suplementos



Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (este um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação.)
Efeitos e como tomar

Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são discutíveis. Existem poucos estudos sobre os efeitos dos suplementos de colágeno em condições de flexibilização, como a osteoartrite. No entanto temos alguns estudos que sustentam a suplementação do colágeno para manutenção e melhora das condições do organismo. Alguns importantes estudos foram realizados no Brasil pela Unicamp/Campinas.
Uma dúvida muito comum é como tomar este colágeno.
Em primeiro vale a pena você conversar com seu nutricionista para avaliar a sua alimentação, pois precisamos ter um bom nível de saúde e uma dieta bem equilibrada para garantir a produção de colágeno pelo próprio organismo.


 Além disso quanto melhor for a sua alimentação no dia a dia, mais fácil será a absorção deste colágeno suplementado.
 Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C no dia a dia, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol.
Garantindo a boa alimentação, podemos começar a pensar na suplementação do colágeno. A dose recomendada desta proteína é de cerca de 10g ao dia.
O melhor colágeno é o hidrolisado ou HC (HIDROLISADO DE COLÁGENO) devido à sua alta absorção gastrointestinal. Então o que mais recomendado é você comprar o colágeno hidrolisado em pó mesmo, e adicionar à sua refeição: misturar no leite, no suco, ou na fruta por exemplo. Compre em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

O consumo diário ideal é de 10 g ao dia.
 Por isso, fique atenta a quantidade que você consome. 
Para saber do quanto seu organismo precisa é sempre bom consultar uma nutricionista ou dermatologista, ok?



♥  Resumo:




 O colágeno engorda?

Não, o colágeno não engorda. Ele é uma proteína, e tem calorias, mas ele sozinho não vai engordar não. Ah não ser que você abuse da alimentação e ainda complemente com o colágeno, aí sim irá engordar. O lado bom da história é que o colágeno ajuda a tirar a fome então pode ser até que, quem toma colágeno frequentemente possa emagrecer.
 Vou tomar colágeno, a flacidez vai embora?

Não, ele não vai acabar com uma flacidez pré existente. Ele vai ajudar a diminuí-la (com o tempo você nota bastante diferença na pele mas não o fim do problema) e vai prevenir o agravamento da flacidez!
 Tenho muitas estrias, se tomar o colágeno elas vão desaparecer?

Não! O colágeno ajuda sim a prevenir o aparecimento de estrias, mas não as elimina. A melhor coisa a fazer é consultar um médico dermatologista para fazer um tratamento específico para estrias.
 O colágeno faz o cabelo crescer mais rápido? E as unhas?

Sim, por ser uma proteína ele ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com força. Mas o uso do colágeno sozinho não faz milagre, para isso você precisa ter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), castanhas, azeite extra virgem, não fumar, não beber e praticar atividade física. 

Tomo bebida alcoólica…posso tomar colágeno também?
Você até pode tomar o colágeno e consumir bebida alcoólica, mas a bebida desidrata o organismo e os efeitos do colágeno podem ser inperceptíveis se você abusa do álcool.

 O colágeno é a mesma coisa que gelatina?

Não. A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que o recomendado.

 Tomar em cápsulas ou em pó?

A dose de colágeno necessária para se ter efeito deve ser de no mínimo 10g ao dia. Normalmente as cápsulas não suprem essa necessidade (não cabe 10g em 1 cápsula, ou você deverá tomar várias ao mesmo tempo). O colágeno hidrolisado em pó pode ser a melhor opção. Se você compra um colágeno industrializado, siga a forma de utilizar escrita na embalagem! Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.

 Qual a melhor forma de tomar o colágeno hidrolisado em pó?

A melhor maneira é bater 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado puro, com suco de frutas cítricas!


Tem faixa de idade para tomar? 
Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano.
A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais), passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.
Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.

Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.

Espero que tirem proveito das informações!
Ate a próxima!








Fonte de pesquisa: da Revista Shape.

31 comentários:

  1. Amei! Ótimo artigo! Preciso de colágeno urgente. Pergunta: Tem como eu consumir colágeno naturalmente? Deve ter ner. 💋

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    1. Tem sim, Nay, a gelatina é um desse alimentos. ;)

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  2. Amei esse post, super explicativo. Obrigada pelas orientações

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  3. Amigaaaaa seu layout ficou um arrasooo ameeeiii... muito boa a explicação do post.. muito eficaz gostei e me tirou bastante duvidas.. bjoos

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    1. Chris lindonaaa! Obrigada, fico super feliz que tenha gostado!

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  4. Ixiiiii depois dessas informacoes preciso de colageno...ótimo post may bjs
    Blog manias de kellen

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    1. Obrigada Kellen!
      Fico feliz que tenha esclarecido, e tenha lhe ajudado!

      Beijikaas!

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  5. Curti Muito May, não sabia de todos esses detalhes. Sabia da importância mas as perguntas e respostas foram ótimas!!!! Arrasou!
    Beijinhos... Au Revoir!

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    1. Obrigada Pah! Que bom que gostou do tira-teima. Achei que um resumo em perguntas deixaria mais claro a explicação do que foi lido!
      beijos.

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  6. Preciso tomar!
    e seu blog ficou muito lindo ! ameei!

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    1. Lary, garota pink top! fico feliz que gostou do visu novo do blog! :D
      Realmente o colágeno é muito bom pra nós mulheres.
      beijinhos.

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  7. Que legal saber tanta coisa,May! Pelo que entendi então, é bom tomar em pó, ter uma boa alimentação e beber bastante água. Obrigada pelo post super informativo! Bjs

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    1. Dani linda! Isso aí. O colágeno é uma amigo das mulheres. rsrs.

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  8. Amo colágeno! Principalmente por fortalecer as unhas e cabelos!! Post bem esclarecedor!

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    1. Verdade, Bree, e a pele também fica ma ra vi lho sa! rsrsrs
      Fico feliz que tenha gostado. :D

      Beijos linda!

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  9. Eu estou tomando em capsulas estou gostando muito.
    Fernanda Caterina

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    1. Já tomei em capsulas, e hoje tomo em pó, e efeito do em pó é bem mais rápido para o organismo.
      Mais Fer, em capsulas ou pó, são bons do mesmo jeito, é um amigo das mulheres. rs
      Beijos.
      Obrigada por vir aqui comentar, fico super feliz ao ver que leu um post meu! rsrsrs

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  10. Sempre me perguntava isso: se era melhor comer gelatina ou ingerir capsulas de colágeno, você me tirou a dúvida. Obrigada
    Beijos

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    1. Olá Carol, fico feliz que tenha tirado sua duvida.

      :D Que bom te-la por aqui!

      Beijos!

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  11. Amei muitooo a resenha!!! Muito obrigada!!! Vou voltar a tomar!!!

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    1. Obrigada linda. Fico super feliz que tenha beneficiado você!
      :D

      beijos!

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  12. Que post maravilhoso! Colágeno é tudo! Amoo esses assuntos

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    1. Paulaaa! Obrigada!!

      Ah! E você maravilhosa com shape novo viu?!
      Emagrecer com saúde isso sim é dedicação. Parabéns!

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  13. Ameiiiiii o post, super detalhadinho.
    Ouço falar muito bem e já quero tomar, mas ainda não rolou. Seu post me incentivou mais.

    www.vodkaescarpin.com.br

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    1. Olá Nanda, que prazer te-la aqui!
      Fico feliz que tenha lido meu post e gostado. rsrs
      Beijos, lindona!

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  14. Estou ingerindo em capsulas e espero ver resultados, parabéns pelo post informativo, beijos!

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  15. Menina que post bacana. Já ouvi falar, mas nunca percebi os benefícios para saúde. Amei amei e amei 😘😘😘

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  16. Que matéria bem pesquisada!! Amei as orientações. Pena que ainda não posso tomar. A matéria diz que é a partir dos 25. E eu tenho 23 :(
    Mas, amei saber que é proteína para os ossos e também sustenta as células!
    Parabéns, matéria nota 10
    Abraços com carinho
    www.contapramimmaria.com.br

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  17. Ai, ai como é ruim envelhecer kkkk muito bom saber melhor sobre o colágeno ;) bjão

    Blog: Ui...que Chique!

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Beijos, May.

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